Perguntas Frequentes

Vamos disponibilizar, aqui, algumas perguntas feitas em nosso antigo perfil no Formspring, para maior comodidade! Tem alguma dúvida sobre a tecnologia 3D? Faça sua pergunta em nosso perfil no Ask.fm!

Em um filme gravado em 3D, são utilizadas câmeras especiais. Elas possuem duas lentes separadas que captam todo o ambiente, proporcionando uma imersão muito maior. Um exemplo de filme gravado em totalmente em 3D é "Resident Evil: Recomeço" (2010).

Já os filmes convertidos em 3D são gravados com câmera tradicionais e depois são aplicados os efeitos tridimensionais, que podem ou não decepcionar no resultado final. Um exemplo de filme convertido e que decepcionou é "O Último Mestre do Ar" (2010). Já um filme convertido e que agradou, foi o relançamento de "Titanic" (2012).
Isso depende muito dos efeitos especiais utilizados, atores, produção, entre outros. Mas o orçamento sai mais caro pelo fato de que as câmeras 3D (no caso da gravação em 3D) têm valores bem mais elevados e são pesadas, o que dificulta a locomoção da mesma. Um filme em 3D necessita de efeitos especiais em abundância, que também contribui com o valor. Apesar de mais caros, os filmes arrecadam mais, pois o valor dos ingressos dos filmes em 3D, podem até duplicar, dependendo do cinema.
Muitos não sabem, mas a tecnologia 3D é bem antiga. Ela começou a ser implantada em curtos documentários e foi em 1922 que ocorreu o lançamento do primeiro filme em 3D, o "The Power of Love". Mas foi o filme "A Sombra e a Escuridão" (1952) que se tornou o pioneiro da tecnologia, por proporcionar uma história curiosa de leões atacando funcionários. O filme teve anúncios com frases como: "O que você quer? Um bom filme ou um leão no seu colo?". É claro que, nesta época, a tecnologia não era tão avançada como a de hoje (com a disponibilidade do 3D digital). Os filmes possuíam as chamadas imagens anaglifas, que utilizam duas camadas de cores distintas (como, por exemplo, o vermelho e o azul) e ainda não existiam as imagens cristalinas.
Segundo especialistas, o problema não está na vista, mas na higienização dos óculos. Se estes forem higienizados precariamente, podem transmitir doenças, como a conjuntivite. Também está comprovado que algumas pessoas podem sentir tonturas, náuseas e fadiga, mais isso é normal, a não ser que os problemas persistam, tendo então que consultar um oftalmologista.
Na verdade, a terceira dimensão não existe. Tudo o que acontece é uma simples ilusão das nossas mentes. Duas imagens da mesma cena são projetadas em ângulos diferentes. Tendo como base que a distância média de nossos olhos é de 6 centímetros, uma câmera simula, com esses exatos 6 centímetros, o olho humano. Com a ajuda dos óculos, nosso cérebro automaticamente funde essas duas imagens, dando a sensação tridimensional. A função exclusiva do óculos é permitir que cada olho capture um quadro diferente. Isso ocorre pelo fato dos mesmos possuírem filtros de polaridade, como se cada pessoa visse a mesma coisa através de focos diferentes.
Isso fica a critério do espectador, mas os melhores gêneros para essa tecnologia, são os filmes de aventura, ação, ficção científica, animações e terror, por proporcionarem um visual bonito e dar a sensação de objetos saindo da tela. Os melhores filmes em 3D, segundo espectadores, são 'Avatar' e 'Resident Evil 4: Recomeço', com gêneros de aventura e ação, respectivamente.