Filmes da Neftlix não deveriam estar no Oscar, diz Steven Spielberg

Plataformas digitais de streaming, como a Netflix, Hulu e Amazon, vêm ganhando força no público do mundo todo e, com isso, começaram a chamar atenção das principais premiações de cinema e TV, ideia que desagrada o veterano Steven Spielberg.

"Nós temos o costume de sermos extremamente competitivos com a televisão," disse o cineasta à revista Entertainment Weekly. "A diferença hoje é que muitos estúdios preferem fazer sucesso de bilheteria com marcas famosas, garantidas em suas franquias de grande sucesso, deixando de se arriscarem em filmes pequenos. Estes filmes menores, que os estúdios costumavam fazer rotineiramente, agora vão diretamente para a Netflix, Hulu ou Amazon."

O indicado ao Oscar The Post: Guerra Secreta, de Spielberg, é um grande exemplo de "filme pequeno", mas o diretor comenta que vai continuar os fazendo, pois emprega muita paixão nos seus projetos. "Eu ainda vou continuar fazendo 'The Post', pedindo que as pessoas vão assisti-lo no cinema para que não vá diretamente para o Netflix", comenta

Sendo um dos nomes mais conhecidos do cinema, Steven Spielberg não precisa se preocupar com orçamentos e bilheterias, pois seus projetos podem ser aceitos assim que os criar. O mesmo não acontece com outros grandes cineastas à serem descobertos.

Muitos dos filmes exclusivos da Netflix têm lançamento limitadíssimo nos cinemas dos Estados Unidos, o que os qualifica para premiações como o Oscar. Segundo as regras da Academia, o filme deve ser exibido em Los Angeles em no mínimo sete dias corridos para que possa ser qualificado. Sobre isso, Spielberg comenta:

"Uma vez que você se compromete ao formato de televisão, você é um filme de televisão. Se for um bom programa, merece um Emmy, mas não um Oscar. Não acredito que alguns filmes que receberam simbólicas exibições em alguns cinemas por menos de uma semana sejam qualificados para uma indicação ao Oscar.

Mudbound - Lágrimas Sobre o Mississipi, exclusivo da plataforma Netflix, recebeu várias indicações ao Oscar deste ano, enquanto que o russo Icarus levou a estatueta de Melhor Documentário.

Jogador Nº1, próximo filme de Spielberg, chega aos cinemas no dia 29 de março.
Próxima
« Anterior
Anterior
Próximo »

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS: O Cine 3D é um espaço público e coletivo. Todos os comentários e opiniões são muito bem vindos, mas para que tenhamos um ambiente agradável, precisamos respeitar os princípios básicos da boa convivência. Quaisquer comentários ofensivos, que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP, invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa, ou que não estejam de acordo com os assuntos tratados no site, serão excluídos e o autor dos mesmos estará sujeito a banimento. Caso você veja algum comentário ofensivo, que você acha que precisa ser eliminado, por favor, sinalize-o para os moderadores do site. Desde já agradecemos a sua colaboração! ConversionConversion EmoticonEmoticon