Especial Sexta-Feira 13 | Filmes de terror inspirados em histórias reais

Não são apenas filmes de drama, romance e suspense que são inspirados em histórias reais. Alguns dos mais famosos filmes de terror também são, o que os deixa ainda mais assustadores!

Para provar isso e comemorar esta SEXTA-FEIRA 13, o Cine 3D Brasil preparou uma lista de filmes clássicos do terror que foram inspirados em histórias verídicas. Se você já assistiu um ou mais deles e não sabia dessa curiosidade, assista de novo com uma nova perspectiva de... medo! Confira!

Terror em Amityville (The Amityville Horror, 1979)

Esse talvez seja o caso mais conhecido. A história deste filme é baseada em um acontecimento verídico envolvendo a família DeFeo: o filho mais velho matou os pais e irmãos pequenos com tiros de espingarda, enquanto dormiam, dizendo-se movido por forças demoníacas. Alguns anos depois, a família Lutz mudou-se para a mesma casa e reportou casos sobrenaturais no local e foram considerados mentirosos, já que outros proprietários da casa nunca tiveram experiências sobrenaturais nem viram fantasmas nesta mesma casa.

Ronald DeFeo Jr., o matador da história verídica, ainda está vivo e cumpre sua sentença de prisão perpétua pelo assassinato da família. No julgamento, ele se contradisse: primeiro disse que matou os familiares ao ser possuído por "forças malignas" e, depois, deu a culpa para a irmã, que teria planejado e executado o crime, e ele a teria matado em legítima defesa.

A história deu origem ao filme Terror em Amityville, de 1979, dirigido por Stuart Rosenberg e ao remake Horror em Amityville, de 2005, digirido por Andrew Douglas, que traz Ryan Reynolds como protagonista.

O Massacre da Serra Elétrica (The Texas Chain Saw Massacre, 1973)

O filme original atingiu inacreditável sucesso ao chocar o público, em 1974, com seu realismo cruel. A história aterrorizante, dirigida por Tobe Hooper, foi baseada em uma história real e é considerada por muitos um dos maiores filmes de terror de todos os tempos, tornando-se marca registrada do gênero, o que influenciou incontáveis outros filmes.

O personagem principal, Leatherface, foi inspirado no homicida Ed Gein, cuja história inspirou não só esse, mas outros diversos filmes de terror e suspense como o clássico Psicose de Alfred Hitckcock.

Ao ser preso, Ed Gein foi culpado pela morte de apenas 2 pessoas e também ladrão de lápide americano e foi condenado pelo homicídio de duas pessoas, e suspeito no desaparecimento de outras 5 pessoas. Os seus crimes ganharam notoriedade quando as autoridades descobriram que Gein exumava cadáveres de cemitérios locais e fazia troféus e lembranças com eles.

A história também deu origem ao remake de 2003, cuja direção é de Marcus Nispel e produção de Michael Bay e, posteriormente, ao remake O Massacre da Serra Elétrica 3D - A Lenda Continua, de 2013, dirigido por John Luessenhop.

Evocando Espíritos (A Haunting in Connecticut, 2007)

Neste filme de 2007, para que garoto doente possa ficar mais próximo de seu médico, sua família se muda para Connecticut e acaba descobrindo que a nova casa é mal-assombrada. A história real que serviu de inspiração para Evocando Espíritos segue exatamente a mesma linha, ou seja, uma família que se mudou de cidade por conta do tratamento do filho que sofria de câncer.

Entretanto, os pais do menino doente descobriram diversos equipamentos de embalsamento no quarto no qual o garoto dormia, deixando claro que o local havia funcionado como uma antiga funerária. Além disso, eventos estranhos - envolvendo vozes e sombras sinistras e a descoberta de gotas de sangue - começaram a acontecer e, para piorar, o menino acabou possuído por uma entidade maligna, forçando a família a realizar rituais de exorcismo.

O roteiro de Evocando Espíritos é inspirado em um documentário exibido pelo Discovery Channel, em 2002, chamado A Haunting in Connecticut, que, por sua vez, é a adaptação/reconstituição dos fatos “hipoteticamente” reais narrados no livro In a Dark Place: The Story of a True Haunting (publicado em 1992, ainda sem tradução por aqui), escrito pelo americano Ray Garton.

O Exorcismo de Emily Rose (The Exorcism of Emily Rose, 2005)

Lançado em 2005, este polêmico filme foi baseado em um caso verídico ocorrido em Leiblfing (Alemanha) com Anneliese Michel, uma jovem católica que acreditava ter sido possuída por, pelo menos, seis demônios, tendo sido submetida a uma intensa série de sessões de exorcismo.

As graves consequências atribuídas ao rito de exorcismo sobre a jovem motivaram a abertura de um processo criminal pelos promotores de justiça locais contra os pais de Anneliese e os padres exorcistas, causando uma grande polêmica em toda a Europa e dividindo a opinião pública mundial. O Caso Klingenberg, como passou a ser conhecido pelo grande público, deu origem a vários estudos e pesquisas, tanto de natureza teológica quanto científica.

O Exorcismo de Emily Rose é o primeiro filme do gênero terror e tribunal da história do cinema. Os nomes reais foram trocados, com a localização da narrativa mudada para os Estados Unidos.

O Exorcista (The Exorcist, 1973)

Obviamente, este não podia ficar de fora da lista. Considerado um clássico do terror, este filme da década de 70 que ainda assusta as pessoas, conta a história de dois padres que realizam rituais de exorcismo para salvar uma menina de 12 anos, possuída por um demônio. Para criar essa horripilante história, o autor do livro e roteirista de O Exorcista, William Blatty, se inspirou em um artigo acadêmico sobre o exorcismo de um menino realizado na década de 40, em Maryland, nos EUA.

BÔNUS: Invocação do Mal (The Conjuring, 2013)

Este é um dos filmes mais comentados dos últimos tempos. Com Vera Farmiga e Patrick Wilson como protagonistas, o longa mostra o caso mais complicado da carreira de Lorraine e seu marido, Ed Warren, especialistas em investigar locais assolados por espíritos demoníacos, que ocorreu em 1971 na casa de campo da família Perron, em Rhode Islan.

A história do casal começou em 1952, quando fundaram o New England Society for Psychic Researchgations (N.E.S.P.R.), localizado na região da Nova Inglaterra, nos EUA. Ed e Lorraine atuaram em milhares de casos sobrenaturais, entre eles o de Amityville, outro que ficou famoso e ganhou diversas adaptações cinematográficas. Atualmente, Lorraine vive sozinha em sua casa e, com a ajuda do genro Tony Spera, mantém o museu Warren Occult Museum, em Connecticut, nos Estados Unidos, localizado no fundo da residência em que ela vive. O museu apresenta todas as peças retiradas de casas assoladas por espíritos malignos e que foram palco de terríveis assassinatos. Entre os objetos, está a boneca retratada no filme de James Wan e que, posteriormente, ganhou um filme solo, Annabelle de 2014, dirigido por John R. Leonetti. Para os visitantes corajosos do museu peculiar e assombrado, a instrução é simples: nunca toque em nada. Para controlar novas manifestações, um padre visita o local com frequência para fazer orações.

E aí? Tem mais algum filme de terror que você saiba que é baseado em histórias reais? Conte pra gente aí nos comentários!
Próxima
« Anterior
Anterior
Próximo »

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS: O Cine 3D é um espaço público e coletivo. Todos os comentários e opiniões são muito bem vindos, mas para que tenhamos um ambiente agradável, precisamos respeitar os princípios básicos da boa convivência. Quaisquer comentários ofensivos, que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP, invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa, ou que não estejam de acordo com os assuntos tratados no site, serão excluídos e o autor dos mesmos estará sujeito a banimento. Caso você veja algum comentário ofensivo, que você acha que precisa ser eliminado, por favor, sinalize-o para os moderadores do site. Desde já agradecemos a sua colaboração! ConversionConversion EmoticonEmoticon