O Balé da Chuva | Mãe e filha se reencontram emocionalmente em bela metáfora sobre perda

Nesta última terça-feira (29), estivemos na pré-estreia do curta-metragem O Balé da Chuva, estrelado pelos atores Letícia Sabatella, Andrew Knoll e Ariane Gomes.

Todo o elenco, o diretor e roteirista Henrique Faria e os produtores da RPC TV estavam presentes numa conferência especial, onde nos contaram mais detalhes sobre a produção do curta, suas dificuldades, facilidades e como a equipe se entrosou em tempo das gravações.

O Balé da Chuva - baseado no livro de Marilza Conceição, publicado pela Editora Insight - se passa em uma noite de temporal e pesadelos, onde mãe e filha reencontram-se emocionalmente. Após entender a necessidade da filha, Eugênia (Letícia Sabatella), mãe de Lalá (Ariane Gomes) lhe ensina a não temer um fenômeno natural através do amor materno e do conhecimento, permitindo que a filha finalmente durma. Ao mesmo tempo, a mãe, pela primeira vez, de forma lúdica, conversa com a filha sobre a perda do pai (Andrew Knoll).

Letícia, que cresceu e formou-se atriz na cidade de Curitiba e agora é conhecida no Brasil inteiro, conta que é sempre um grande prazer filmar e fazer parte de algo produzido no Paraná. Para ela, nossa cidade é um lugar cheio de grandes talentos na arte e tem gente muito dedicada no cinema. Sobre trabalhar com a pequena Ariane Gomes e o experiente Andrew Knoll, ela foi só elogios: "Ariane é uma menina muito dedicada, correta, não atrasa e se mostrou um grande talento. Ela tem um futuro brilhante", afirmou Sabatella.

Henrique Faria - responsável pela direção, roteiro e edição do filme - revelou que o roteiro inicial esteve pronto desde 2007 e que a produção sofreu vários imprevistos. Segundo ele, o estúdio onde foi filmado a cena do balé e o quarto inundado de Lalá acabou inundando, atrasando em um dia as filmagens. Letícia, aliás, também contou que a coreografia teve de ser mudada no dia das gravações e seu figurino teve de ser refeito em apenas um dia.

Mesmo com tantos imprevistos, o ator Andrew Knoll já deve estar familiarizado com certo improviso, pela grande experiência no teatro. Seu maior desafio, segundo o próprio ator, foi filmar o balé. "Eu não sou bailarino, mas fiz o que pude e, pelo que todos demonstraram, devo ter feito a coisa certa", finaliza Knoll.

Com coprodução da Par ou Ímpar com a RPC TV, O Balé da Chuva será exibido no programa Revista RPC no próximo domingo (3), no quadro Casos e Causos. Uma forma de arte belíssima que nenhum paranaense deve perder.

O quadro Casos e Causos da RPC TV exibe curtas-metragens produzidos por paranaenses que abordam histórias reais, causos contados em todo o Estado e também ficção. Desde 2007, o projeto movimenta o cenário cultural local e abre espaço para polos de criação de cinema e televisão. O objetivo é aproveitar o potencial dos profissionais paranaenses para que o Paraná seja uma referência em produção audiovisual. O programa Revista RPC vai ao ar aos domingos na RPC TV, logo após a série 24 Horas.

Texto: Conrado Dittrich
Revisão: Diego Dittrich
Fotos: Larissa Nowak / Divulgação
Próxima
« Anterior
Anterior
Próximo »

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS: O Cine 3D é um espaço público e coletivo. Todos os comentários e opiniões são muito bem vindos, mas para que tenhamos um ambiente agradável, precisamos respeitar os princípios básicos da boa convivência. Quaisquer comentários ofensivos, que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP, invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa, ou que não estejam de acordo com os assuntos tratados no site, serão excluídos e o autor dos mesmos estará sujeito a banimento. Caso você veja algum comentário ofensivo, que você acha que precisa ser eliminado, por favor, sinalize-o para os moderadores do site. Desde já agradecemos a sua colaboração! ConversionConversion EmoticonEmoticon