Crítica 2D | Lucy

Ação e ficção-científica caminham de mãos dadas


Título Original: Lucy
Lançamento: 28 de agosto de 2014
Gênero: Ação, Ficção Científica.
Elenco: Scarlett Johansson, Morgan Freeman, Min-sik Choi, Analeigh Tipton.
Direção: Luc Besson.
NOTA:

Desde o início da pré-produção, Lucy chamou atenção por ter Scarlett Johansson como protagonista de um projeto de ação ousado. O que muitos não sabiam, é que o filme tem muito mais à mostrar do que apenas uma mulher exibindo suas curvas e habilidades em combate. A história de Luc Besson é recheada de vários elementos da ficção científica. Tudo nela soa como algo real e sua protagonista traz um realismo humano muito além do que estamos acostumados em ver nos filmes de ação.

Johansson revela força e carisma ao interpretar uma quase sedutora mulher que se vê obrigada à transportar uma nova droga em seu corpo, o que dá errado quando ela acaba absorvendo o produto e começa a adquirir a capacidade de utilizar porcentagens maiores de seu cérebro. A explicação de sua nova habilidade traz Morgan Freeman como um estudioso que busca respostas sobre a capacidade humana. Segundo a sua tese, o ser humano é capaz utilizar apenas 10% da capacidade cerebral e, se atingisse um certo grau de porcentagem, seria capaz de fazer coisas inimagináveis.

Assim acontece com Lucy. Telecinese, ausência de dor, inteligência fora do comum e outros super-poderes são algumas das habilidades que vemos a protagonista alcançar enquanto consegue utilizar cada vez mais sua capacidade mental. Com isso, a vingança - meio clichê, é claro - concretiza-se no melhor estilo clássico da ação e adiciona um ponto sombrio e especialmente inovador à trama: uma ficção científica que muitos outros filmes desejaram ter.

E não é só o roteiro que brinda o espectador com diálogos interessantes e enredo bem amarrado. A direção de arte e fotografia dão um show à parte. Com uma qualidade incrível, Besson nos transporta para outras dimensões da Terra ao comparar algumas das motivações atuais com alguns acontecimentos do passado - como quando faz uma simples comparação entre o fóssil da fêmea Lucy de 3,2 milhões de anos, com a atual superioridade da Lucy contemporânea. Existe um espelho em tudo que somos apresentados, como se o diretor quisesse equilibrar as cenas e nos fazer refletir sobre cada uma delas, de maneira bem científica. Temos também uma narrativa ousada sobre o tempo e espaço, que pouco relacionado com filmes do gênero, é utilizado de maneira brilhante.

Ambicioso, empolgante, eletrizante e profundamente humano, Lucy é um dos filmes mais bem trabalhados da temporada. Besson não só nos entrega um grande filme de ação, como também questiona a capacidade humana e mostra a evolução através dos anos. O diretor, que não apresentava nada de grande destaque desde O Quinto Elemento (1997), finalmente produz algo à altura de seu maior sucesso e novamente mostra o poder que uma protagonista feminina pode trazer ao cinema. Algo que também é alcançado pela incrível e sustentada atuação de Johansson.

Lucy mistura elementos de grandes blockbusters, mas consegue pegar o que cada um tem de melhor, culminando em uma produção belíssima, com um tema nunca abordado de maneira tão realista e crível. Não é à toa que Besson passou anos de sua vida estudando o assunto para entregar um material realista e, mesmo controverso, bem convincente. O lançamento em IMAX e salas XD são de encher os olhos e merece ser apreciado.
Próxima
« Anterior
Anterior
Próximo »

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS: O Cine 3D é um espaço público e coletivo. Todos os comentários e opiniões são muito bem vindos, mas para que tenhamos um ambiente agradável, precisamos respeitar os princípios básicos da boa convivência. Quaisquer comentários ofensivos, que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP, invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa, ou que não estejam de acordo com os assuntos tratados no site, serão excluídos e o autor dos mesmos estará sujeito a banimento. Caso você veja algum comentário ofensivo, que você acha que precisa ser eliminado, por favor, sinalize-o para os moderadores do site. Desde já agradecemos a sua colaboração! ConversionConversion EmoticonEmoticon