James Cameron fala sobre os próximos filmes de Avatar, Homem-Aranha e mais

Durante uma palestra no Hero Complex Film Festival, o diretor James Cameron falou sobre as próximas três sequências do filme Avatar (2009) e ainda revelou sua paixão pelo super-herói Homem-Aranha. Confira o texto (via Collider, com tradução do site Omelete):

"Fizemos uma experiência. Nos desafiamos a escrever os três filmes ao mesmo tempo. Sei que certamente poderia escrever qualquer um deles, mas escrevê-los ao mesmo tempo em um prazo razoável - queríamos filmá-los ao mesmo tempo e não poderíamos começar até que os três roteiros estivessem prontos e aprovados. Então eu sabia que teria um 'processo paralelo', o que quer dizer que eu precisaria trabalhar com outros escritores. E a melhor experiência que tive trabalhando com outros roteiristas foi na televisão quando fiz Dark Angel. A TV é uma experiência altamente colaborativa e divertida. Então juntamos um time, três times, na verdade - um para cada roteiro. Os times são formados por mim e outro roteirista em cada um dos três filmes. Cada escritor é responsável por um roteiro. Mas o que fizemos, que é único, foi sentarmos em uma sala por cinco meses, oito horas por dia, e trabalharmos em cada pedacinho da história ao longo dos três filmes para que tudo se conectasse como uma saga. Eu não contei aos escritores qual era a sua sequência até o último dia. Logo, todos investiram a mesma coisa nos três filmes. Então o cara que fará o terceiro filme, que é o meio dessa nova trilogia, saberá o que precede e o que que acontece depois do que ele está escrevendo. Consideramos isso um experimento muito empolgante, criativo e inovador na criação de roteiros. Funcionou como um processo para colocarmos nossas mentes nesse épico com todas essas novas criaturas, ambientes e personagens", explicou sobre o processo de criação da quadrilogia.

Durante o evento, o diretor também falou sobre a sua participação indireta em Terminator: Genesis, o primeiro filme da trilogia que recomeça O Exterminador do Futuro: "Eu presto atenção, mas não estou terrivelmente preocupado [com o novo filme]. Desapeguei. Houve um tempo em que considerei buscar os direitos do filme. A Carolco Pictures está pedindo falência e os direitos estavam em jogo. Falei brevemente com a Fox sobre isso. Em um determinado momento, acho que estava terminando Titanic na época, eu simplesmente achei que, como cineasta, eu já tinha ido além. Eu realmente não estava interessado. Senti que já havia contado a história que queria contar. Acho que poderia ter buscado os direitos mais agressivamente, ter brigado por eles, mas senti que estaria trabalhando na casa de outra pessoa de certa forma, pois vendi os direitos logo no início. Basicamente passei de motorista de caminhão a cineasta e parte disso se deve ao fato de ter vendido os direitos de O Exterminador do Futuro para me manter no cargo de diretor. E o resultado foi bom. O resto da minha carreira realmente dependia disso. (...)

Então desapeguei e pelo ato de desapego eu agora preciso viver com as consequências disso - o que quer dizer que não posso me envolver muito emocionalmente. Dito isso, quando Megan Ellinson comprou os direitos, ela perguntou se eu gostaria de me envolver com o projeto. Eu disse 'Veja, não me importo de ficar atrás da cortina sussurrando alguns conselhos'. Minha meta não era me insinuar artisticamente, mas garantir que eles se mantivessem fiéis ao personagem do Exterminador e a ideia de Arnold Schwarzenegger, que é meu amigo e trabalhou comigo em todas as guerras. Queria que eles vissem as possibilidades que eu via para o que poderia fazer com o personagem dele. E daí David Ellinson assumiu o projeto de Megan e nós nos encontramos algumas vezes. Arnold é essencial nesses novos filmes do Exterminador. Então eu talvez tenha tido uma pequena participação nisso, mas obviamente eles precisaram fazer as decisões criativas e financeiras certas, não estou tentando ganhar crédito pelo filme que eles estão fazendo, mas essa era minha meta ao estar vagamente ligado ao filme".

Cameron também revelou que quase foi o responsável por levar o Homem-Aranha aos cinemas: "Canon, uma produtora de baixo orçamento da década de 80, teve os direitos por um curto tempo. Ninguém havia feito nada a respeito. Os personagens da Marvel em geral não estavam sendo bem desenvolvidos naquela época. Fiz com que a Carolco Pictures comprasse Homem-Aranha. Eu ia fazer uma série de filmes. Escrevi um argumento extenso, acho que de umas oitenta ou noventa páginas. Mas aí a Carolco faliu, esses direitos foram colocados à venda e eu não fui atrás pois estava focado em Titanic e fazendo outras coisas. Quando eu era criança, existiam todos os super-heróis e existia o Homem-Aranha. Como não consegui fazer o Homem-Aranha, não estou procurando outro filme de quadrinhos para dirigir".

Os três filmes que formarão a quadrilogia junto ao filme original, Avatar, lançado em 2009, serão rodados ao mesmo tempo e sua trama deve explorar o lado subaquático de Pandora. A volta dos atores Sam Worthington, Zoë Saldana, Sigourney Weaver e Stephen Lang é tudo o que foi confirmado até agora.
Próxima
« Anterior
Anterior
Próximo »

1 comentários:

Click here for comentários
Daniel Linard
admin
18 de julho de 2014 09:26 ×

Vamos ver o que esta por vir!
http://daniellinard.com/

Congrats bro Daniel Linard you got PERTAMAX...! hehehehe...
Reply
avatar

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS: O Cine 3D é um espaço público e coletivo. Todos os comentários e opiniões são muito bem vindos, mas para que tenhamos um ambiente agradável, precisamos respeitar os princípios básicos da boa convivência. Quaisquer comentários ofensivos, que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP, invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa, ou que não estejam de acordo com os assuntos tratados no site, serão excluídos e o autor dos mesmos estará sujeito a banimento. Caso você veja algum comentário ofensivo, que você acha que precisa ser eliminado, por favor, sinalize-o para os moderadores do site. Desde já agradecemos a sua colaboração! ConversionConversion EmoticonEmoticon