Crítica | Capitão América 2 - O Soldado Invernal

Um filme completo, que inspira um novo ar à franquia


Título Original: Captain America - The Winter Soldier
Lançamento: 10 de abril de 2014
Gênero: Ação, Aventura.
Elenco original: Chris Evans, Scarlett Johansson, Sebastian Stan, Robert Redford, Anthony Mackie.
Direção: Anthony Russo, Joe Russo.
NOTA:

Dando continuidade à segunda fase da Marvel nos cinemas, depois de Homem de Ferro 3, chega Capitão América 2 - O Soldado Invernal. Dois anos após os acontecimentos em Nova York (Os Vingadores - The Avengers), Steve Rogers (Chris Evans) continua seu dedicado trabalho com a agência S.H.I.E.L.D. e também segue tentando se acostumar com o fato de que foi descongelado e acordou décadas depois de seu tempo. Em parceria com Natasha Romanoff (Scarlett Johansson), também conhecida como Viúva Negra, ele é obrigado a enfrentar um poderoso e misterioso inimigo chamado Soldado Invernal, que visita Washington e abala o dia a dia da S.H.I.E.L.D., ainda liderada por Nick Fury (Samuel L. Jackson).

Pouco se esperava do filme, tendo em vista que Os Vingadores parecia ter sido a maior aposta dos estúdios, mostrando o melhor que eles poderiam mostrar. Estávamos enganados...

O segundo filme do herói não só é superior ao primeiro, como também renova o universo criado para os super-heróis dos quadrinhos no cinema, se tornando o melhor da franquia até agora.

Fazendo, claramente, uma homenagem aos filmes de espionagem das últimas décadas, o filme traz um certo sentimento nostálgico e mostra um grande amadurecimento por parte de seus produtores, que não deixaram de lado aquele humor exagerado (e muitas vezes sem graça) presente em todas as produções da Marvel. Mesmo assim, esta certa liberdade humorística não atrapalha o desenvolvimento do enredo e, na maioria das vezes, consegue arrancar um sorriso dos mais exigentes - mostrando-se mais natural. A seriedade, porém, toma grande parte das cenas de ação e, com o estilo investigativo, consegue um certo equilíbrio de gênero - fazendo deste um dos melhores filmes de ação/aventura dos últimos anos.

As cenas de ação trazem uma certa crueza e, juntamente com uma trilha sonora muito bem produzida e impactante, empolgam e resultam em algo épico. Desta vez, Steve Rogers luta com mais sabedoria e usa força bruta (muito presente também em seus inimigos - que possuem mais habilidades do que poderes especiais). A personagem de Scarlett Johansson, Viúva Negra, ganha mais destaque e tem suas motivações mais aprofundadas, aparecendo na maior parte do filme. Mas, como em todo filme de super-heróis, a trama não se sustenta apenas com mocinhos... Em "O Soldado Invernal", temos dois deles, sendo que ambos estão incríveis em seus papéis. Robert Redford tem a determinação necessária para o personagem e Sebastian Stan merece todas as atenções pela capacidade de reproduzir um vilão tão inocente, quanto perigoso e sagaz - retratando um "Soldado Invernal" perfeito. O elenco de suporte também está ótimo, com destaque para Frank Grillo, Cobie Smulders e o vilão "barra-pesada" de Georges Saint-Pierre.

Capitão América - O Soldado Invernal infelizmente comete alguns excessos e peca ao tentar dar mais humanidade à seus personagens, mesmo que isso nos faça gostar ainda mais do Capitão. É muita explosão, destruição desnecessária e em certo ponto, é difícil saber quem é o real protagonista (chega a parecer um "mini-Vingadores"). Mesmo assim, esses problemas não atrapalham a qualidade do filme que, ao todo, vale muito a pena ser visto.

Então, corra comprar seu ingresso (não há necessidade de ser em 3D, pois a conversão não é tão atrativa), prepare a pipoca e assista a um dos maiores blockbusters dos últimos anos. E não há necessidade de avisar que tem cenas entre os créditos, não é? Agora é esperar para ver o que os estúdios farão no próximo Os Vingadores...

"Prepare-se para a volta do herói em
Os Vingadores - A Era de Ultron"
Próxima
« Anterior
Anterior
Próximo »

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS: O Cine 3D é um espaço público e coletivo. Todos os comentários e opiniões são muito bem vindos, mas para que tenhamos um ambiente agradável, precisamos respeitar os princípios básicos da boa convivência. Quaisquer comentários ofensivos, que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP, invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa, ou que não estejam de acordo com os assuntos tratados no site, serão excluídos e o autor dos mesmos estará sujeito a banimento. Caso você veja algum comentário ofensivo, que você acha que precisa ser eliminado, por favor, sinalize-o para os moderadores do site. Desde já agradecemos a sua colaboração! ConversionConversion EmoticonEmoticon