Crítica 2D | Ender's Game - O Jogo do Exterminador

Visual surpreende, mas enredo se perde


Título Original: Ender's Game
Lançamento: 20 de dezembro de 2013
Gênero: Ficção-científica, aventura, ação.
Elenco: Asa Butterfield, Harrison Ford, Viola Davis, Hailee Steinfeld, Abigail Breslin e Ben Kingsley.
Direção: Gaven Hood.
NOTA:

Ender's Game - O Jogo do Exterminador está sendo vendido como um "filme de alto orçamento, com efeitos especiais de grande qualidade. É realmente verdade. Mas não é apenas o visual que o faz ser um dos maiores lançamentos do ano... Seus detalhes técnicos se sobressaem, mas a profundidade do personagem principal é tocante.

Nesta adaptação de uma das maiores obras literárias do gênero, em um futuro próximo, extra-terrestres hostis atacaram a Terra. Com muita dificuldade, o combate foi vencido, graças ao heroísmo do comandante Mazer Rackham (Ben Kingsley). Desde então, o respeitado coronel Graff (Harrison Ford) e as forças militares terrestres treinam as crianças mais talentosas do planeta desde pequenas, no intuito de prepará-las para um próximo ataque. Ender Wiggin (Asa Butterfield), um garoto tímido e brilhante, é selecionado para fazer parte da elite. Na Escola da Guerra, ele aprende rapidamente a controlar as técnicas de combate, por causa de seu formidável senso de estratégia. Com isso, logo se torna a principal esperança das forças militares para encerrar de uma vez por todas com a ameaça alienígena.

Esse enredo explora à fundo o que uma mente brilhante, mesmo que jovem, é capaz de fazer e tem um roteiro inteligente, mas pouco complexo - bem pensando na questão de receber um público jovem. Infelizmente, questões políticas e, possivelmente subtramas, poderiam ter sido absorvidas pelo roteiro de Gavin Hood e completado mais o filme. A questão moral, mesmo que presente, ficou em segundo plano, dando mais espaço ao apelo visual e sentimental.

Mesmo com algumas falhas, o filme é cheio de acertos... Começando pela escolha do elenco. Asa Butterfield mais uma vez mostra seu grande talento e consegue, de maneira segura, demonstrar toda emoção necessária para o papel de Ender. Há, também, um grande potencial nos momentos de mais ação e Butterfield comanda bem suas cenas. Harrison Ford, que muitas vezes decepcionou, mostra-se bem à vontade no papel do grande coronel. Viola Davis e Abigail Breslin também estão excelentes.

Com uma produção impecável, os grandiosos cenários proporcionam uma profundidade visual incrível e a ótima fotografia permite que tudo fique mais crível e complexo. As cenas de treinamento em gravidade zero são belíssimas e possuem uma identidade visual inédita. Infelizmente, o lançamento nas salas IMAX do Brasil foi bem limitado, mas o longa merece ser visto nas melhores salas digitais possíveis.

Mesmo sendo muito bem produzido e possuir um enredo bacana - que já valem o ingresso -, Ender's Game - O Jogo do Exterminador se perde na sua originalidade e peca em deixar detalhes mais profundos de lado. Se o diretor e os produtores tivessem se preocupado mais com o lado político e social, o filme seria um dos maiores acontecimentos do ano. Infelizmente, se tornou apenas uma obra visual satisfatória.
Próxima
« Anterior
Anterior
Próximo »

1 comentários:

Click here for comentários
Alejandra Álvarez
admin
29 de outubro de 2014 17:57 ×

Eu pensei que era uma adaptação muito digno de O
Jogo do Exterminador
(considerando todas as restrições), e muito
divertido como um filme, eu concordo.

Congrats bro Alejandra Álvarez you got PERTAMAX...! hehehehe...
Reply
avatar

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS: O Cine 3D é um espaço público e coletivo. Todos os comentários e opiniões são muito bem vindos, mas para que tenhamos um ambiente agradável, precisamos respeitar os princípios básicos da boa convivência. Quaisquer comentários ofensivos, que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP, invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa, ou que não estejam de acordo com os assuntos tratados no site, serão excluídos e o autor dos mesmos estará sujeito a banimento. Caso você veja algum comentário ofensivo, que você acha que precisa ser eliminado, por favor, sinalize-o para os moderadores do site. Desde já agradecemos a sua colaboração! ConversionConversion EmoticonEmoticon