Crítica 2D | Obsessão

Filme é impactante e profundo, mas se perde no exagero...

Título Original: The Paperboy
Lançamento: 4 de outubro de 2013
Gênero: Drama, Suspense.
Elenco: Zac Efron, Matthew McConaughey, John Cusack, Nicole Kidman.
Direção: Lee Daniels.
Nota: 3,5/5

No filme, que se passa no ano de 1969, Hillary Van Wetter (Cusak) foi condenado pelo homicídio de um xerife sem escrúpulos e espera sua execução. Enquanto aguarda sua sentença final, ele recebe cartas da atraente Charlotte Bless (Kidman), que convencida de sua inocência, entra em contato com o The Miami Times na esperança de que o jornal mandasse repórteres experientes que pudessem ajuda-lo. O admirado repórter do jornal, Ward James (McConaughey), chega a cidade com seu colega, o ambicioso Yardley Acheman (Oyelowo), que vão juntos investigar sobre o julgamento. Durante a investigação, o ingênuo e obsessivo Ward pede ajuda de seu irmão mais novo, o jovem Jack James (Efron), um garoto que acabou de largar a faculdade e mudou-se de volta para sua casa de infância em Lately, na Flórida. Como Jack sempre entregou o jornal local The Moat County Times, administrado por seu pai, W.W. Jansen (Glenn), seu irmão o contrata como motorista e junto com seu colega, acreditam que se conseguirem expor Wetter como vítima de uma justiça caipira e racista, vão se tornar aclamados no mundo jornalístico.

Logo de início, a simplicidade e profundidade dos personagens e suas determinações encantam. O longa é, na maior parte do tempo, narrado pela governanta da família, que descreve a época de racismo e introduz a história toda. Mesmo sem possuir um papel fundamental na trama, a personagem tem carisma e acaba servindo como uma espécia de mãe para os irmãos James - que nos faz criar um vínculo perfeito.

A montagem inicial de cenas e jogos de câmera são bem realizados e remetem muito à séries de televisão. A direção de Lee Daniels é bem artística e detalhada. A forma como ele mostra as mais ricas emoções humanas é genial. Isso se deu, também, na escolha do elenco que, neste filme, surpreende.

É de se esperar uma atuação falha de Zac Efron ou um jeito de mostrar os rostos bonitos de Matthew McConaughey e Nicole Kidman, mas isso nem de longe aconteceu. Efron surpreende em seu papel, passando grande emoção em seu trabalho. Kidman, que parece muito bem a vontade em seu papel, e McConaughey estão mesmo excelentes. John Cusak está ótimo e atua de maneira centrada com as várias facetas de seu complexo personagem.

A história, que tinha profundidade única e interessante, infelizmente vai ficando rasa à cada minuto da projeção. O que antes era louvável, acaba se perdendo em uma estranheza e exagero sem fim. Tudo o que Daniels construiu durante os dois primeiros atos, acaba se perdendo e torna o longa corrido, exagerado e sem sentimento... As cenas finais acontecem tão rápido, que não dá tempo de se emocionar com o desfecho - que surpreende, de qualquer forma -, nem alcançar um clímax superior ao que já foi visto em filmes do gênero.

Obsessão tinha tudo para ganhar importantes prêmios do cinema e garantir bom público nos festivais, mas acaba perdendo o ritmo e se tornando mais do mesmo. O que podemos esperar, é uma aceitação maior da crítica em relação ao trabalho de Zac Efron e, quem sabe, prêmios para os outros integrantes do elenco. É um filme para se pensar e difícil de se esquecer, mas não deve se tornar algo notável.
Próxima
« Anterior
Anterior
Próximo »

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS: O Cine 3D é um espaço público e coletivo. Todos os comentários e opiniões são muito bem vindos, mas para que tenhamos um ambiente agradável, precisamos respeitar os princípios básicos da boa convivência. Quaisquer comentários ofensivos, que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP, invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa, ou que não estejam de acordo com os assuntos tratados no site, serão excluídos e o autor dos mesmos estará sujeito a banimento. Caso você veja algum comentário ofensivo, que você acha que precisa ser eliminado, por favor, sinalize-o para os moderadores do site. Desde já agradecemos a sua colaboração! ConversionConversion EmoticonEmoticon