Crítica 2D | É o fim

Comédia inova, mas seu exagero incomoda

Título Original: This is the End
Lançamento: 11 de outubro de 2013
Gênero: Comédia.
Elenco: James Franco, Jonah Hill, Seth Rogen, Jay Baruchel, Danny McBride, Craig Robinson, Emma Watson.
Direção: Seth Rogen, Evan Goldberg.
Nota: 3/5

Você consegue imaginar o que aconteceria com algumas celebridades caso um apocalipse acontecesse? "É o fim" mostra isso da maneira mais hilária possível...

No filme, baseado no curta-metragem do próprio Seth Rogen (diretor, produtor e estrela do filme), ele e Jay Baruchel vão à uma festa na casa do ator James Franco, que reuniu diversas celebridades no local, como Jonah Hill, Rihanna, Jason Segel e Emma Watson. Tudo corria bem até que um aparente terremoto se revela como sendo o dia do julgamento final. Rogen, Baruchel, Franco, Hill, Danny McBride e Craig Robinson acabam se vendo presos no local na torcida para que o mundo pare de acabar do lado de fora.

É neste enredo interessante que todo esse elenco de peso se reúne. Atores que, curiosamente, parodiam a si mesmos. Aliás, o filme todo é pura paródia. A produção é uma versão incrivelmente engraçada de grandes filmes apocalípticos, com linguagem única e muito (muito mesmo) insana. Insanidade, esta, que faz tudo parecer muito exagerado à ponto de incomodar.

Apesar de incômodo, o entrosamento do elenco e seus diálogos bem espontâneos fazem desta comédia algo original e diferente. A criatividade presente no roteiro e na direção é louvável e, só pelo fato de todos os atores interpretarem a si mesmos, tudo torna-se curioso. A produção dos efeitos especiais também está de parabéns. Sempre que necessários, são muito bem montados e parecem bem reais.

As inúmeras referências dos trabalhos anteriores das estrelas do filme é impagável e as citações de grandes clássicos têm seus méritos. Como não rir de James Franco satirizando "127 Horas" e "Sua Alteza" ou de Jonah Hill se apresentando em uma de suas orações como "o de Moneyball"? Emma Watson, que brilha nas poucas vezes que aparece em cena, está incrível e se revela uma linda sobrevivente durona, quebrando tudo com seu machado - arma que utiliza para sobreviver ao fim do mundo. É de se esperar que hajam inúmeras piadas em relação ao seu papel mais conhecido na saga Harry Potter, e elas são inseridas em momentos certos, nos fazem gargalhar... Além de Watson, Channing Tatum também faz uma ponta e surpreende no papel estranho e bizarro que interpreta. 

Muitas vezes vemos um filme sério catastrófico, mas não demora muito para que uma nova "festa do pijama" recomece. É engraçado e, ao mesmo tempo, digno de elogios. A construção de seus personagens e de suas trajetórias no apocalipse foi elaborada de maneira incrível. A trilha sonora também chama muita atenção. Indo de "Everybody", da banda Backstreet Boys, até "I Will Always Love You", de Whitney Houston, proporciona bons momentos descontraídos.

Mesmo sendo muito exagerado e insano (o constante uso de drogas e alguns momentos ridicularizados poderiam ter sido evitados), É o Fim inova e traz um tom de comicidade novo à Hollywood. A naturalidade do elenco, seu entrosamento e a habilidade dos atores de se divertirem e rirem de si mesmos fazem do filme divertido, mesmo com um roteiro fraco e perdido - que o tornam quase um besteirol. O ingresso vale mesmo pelo elenco.
Próxima
« Anterior
Anterior
Próximo »

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS: O Cine 3D é um espaço público e coletivo. Todos os comentários e opiniões são muito bem vindos, mas para que tenhamos um ambiente agradável, precisamos respeitar os princípios básicos da boa convivência. Quaisquer comentários ofensivos, que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP, invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa, ou que não estejam de acordo com os assuntos tratados no site, serão excluídos e o autor dos mesmos estará sujeito a banimento. Caso você veja algum comentário ofensivo, que você acha que precisa ser eliminado, por favor, sinalize-o para os moderadores do site. Desde já agradecemos a sua colaboração! ConversionConversion EmoticonEmoticon