Crítica | Universidade Monstros

Disney/Pixar traz a melhor animação do ano... E sua melhor produção em anos.

Título: Universidade Monstros
Lançamento: 21 de junho de 2013
Gênero: Animação, Aventura, Comédia.
Elenco Original: Billy Crystal, John Goodman, Steve Buscemi, Helen Mirren, Alfred Molina, Charlie Day.
Direção: Dan Scanlon.
Nota: 5/5

Depois de trazer filmes que não chegavam ao patamar das suas antigas produções, a Pixar finalmente volta às suas origens.

No filme, Desde que era só um monstrinho, Mike Wazowski, agora a caminho da universidade, sonha em se tornar um assustador. E ele sabe melhor que ninguém que os melhores assustadores estudam na Universidade Monstros (UM). Mas durante seu primeiro semestre na UM, os planos de Mike saem dos trilhos quando seu caminho cruza com o do sabichão James P. Sullivan, “Sulley”, um assustador nato. O espírito competitivo fora de controle da dupla os leva a serem expulsos do programa de assustadores de elite da universidade. Para piorar ainda mais as coisas, eles percebem que terão que se unir e trabalhar com um estranho grupo de monstros que não se encaixam bem em nenhuma turma, se quiserem ter alguma esperança de acertar as coisas.

Desde o começo exalando emoção e diversão, temos aqui uma excelente animação cheia das mais interessantes cenas cômicas e emocionantes. Durante o decorrer do enredo, vemos um belo crescimento entre os personagens, cada um com sua história de vida e dedicação. Mike mostra toda a sua determinação em querer ser um assustador e passa sua confiança para seus parceiros. A fraternidade aqui se constrói aos poucos e nos faz rir e chorar à cada minuto.

É impossível não se identificar com algum personagem, mesmo ele sendo um monstro. Aliás, o visual de cada monstro é bem original, mostrando as mais diversificadas formas possíveis. É de encher os olhos.

Assim como em toda produção da Pixar, é impossível não elogiar a qualidade de imagem, com cores e texturas excelentes. Tudo isso, miturado com um 3D bem interessante, resulta em uma imersão fora do comum.

Como nada é perfeito, o longa pode até chegar a ser enfadonho em poucos momento e mostrar algumas motivações já vistas em Detona Ralph e outras produções da Disney... O que de maneira alguma atrapalha na qualidade do filme.

Há tempos o público não se diverte e se emociona tanto com uma animação no patamar de Toy Story. Universidade Monstros, porém, mostra que é possível voltar às origens do maior estúdio de animação do Cinema.

Universidade Monstros traz diversão, emoção, enredo muito bem conduzido e animação de qualidade. Existe algo melhor para se assistir com toda a família?

O destaque vai, também, para a qualidade na dublagem brasileira. O estúdio nacional fez um excelente trabalho na tradução e mostra que nosso país sabe mesmo fazer arte.

Crítica Extra: Curta-metragem "O guarda-chuva azul"
Não se espera nada além de uma ótima qualidade visual e emocional nos curta-metragens da Pixar. E "O Guarda-Chuva Azul" não é diferente.

Com um tom bem dramatico da cidade e tempo chuvoso, um guarda-chuva azul se destaca em meio à uma multidão de pessoas com seus guarda-chuvas e, de repente, uma grande paixão emerge.

O diretor Saschka Unseld inova ao trazer esse tom dramatico e "fofo" sobre personagens geralmente inanimados, como canos, semáforos e placas. Quando a chuva começa, somos tomados pela empolgação e felicidade do personagens.

Apresentando um curta-metragem simples e direto, a Disney/Pixar mostra a qualidade na produção e inova por simplesmente não ousar na história, mas trazer grande sentimento à personagens puros.
Próxima
« Anterior
Anterior
Próximo »

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS: O Cine 3D é um espaço público e coletivo. Todos os comentários e opiniões são muito bem vindos, mas para que tenhamos um ambiente agradável, precisamos respeitar os princípios básicos da boa convivência. Quaisquer comentários ofensivos, que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP, invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa, ou que não estejam de acordo com os assuntos tratados no site, serão excluídos e o autor dos mesmos estará sujeito a banimento. Caso você veja algum comentário ofensivo, que você acha que precisa ser eliminado, por favor, sinalize-o para os moderadores do site. Desde já agradecemos a sua colaboração! ConversionConversion EmoticonEmoticon