Crítica | Além da Escuridão - Star Trek

Pacote completo de entretenimento, que deve agradar à todos os fãs do gênero.

Título: Além da Escuridão - Star Trek
Lançamento: 14 de junho de 2013
Gênero: Ação, Aventura, Ficção Científica.
Elenco: Chris Pine, Zachary Quinto, Benedict Cumberbatch, Zoë Saldana, John Cho, Simon Pegg, Karl Urban e Alice Eve..
Direção: J. J. Abrams.
Nota: 4,5/5

Além da Escuridão - Star Trek tem tudo para agradar os fãs de Jornada nas Estrelas e até simpatizantes do gênero. Com cenas incrívelmente bem filmadas e coreografadas, efeitos deslumbrantes e personagens memoráveis, o longa é um do melhores do ano.

No filme, quando a tripulação da Enterprise é chamada de volta para casa, eles descobrem que uma força maligna incontrolável, de dentro de sua própria organização, detonou a frota e tudo aquilo que ela representa, deixando nosso mundo em situação de crise. Tendo acertos de contas a fazer, o Capitão Kirk lidera uma caçada humana em um mundo em zona de guerra para capturar um homem que é, por si só, uma arma de destruição em massa. Na medida em que o tripulantes da famosa nave são lançados em um jogo de xadrez épico de vida ou morte, o amor será contestado, amizades serão rompidas e sacrifícios terão que ser feitos pela única família que Kirk ainda possui: sua tripulação.

É neste enredo impactante que J.J. Abrams consegue empregar alguns momentos icônicos e extremamente memoráveis. As cenas de ação são bem complexas e tiveram coreografias incrivelmente bem dirigidas. Os efeitos especiais surpreendem o espectador à cada instante.

As filmagens seguem planos bem abertos e efeitos de grande qualidade, o que dá um realismo maior ao filme. O chato, porém, são as constantes mudanças na resolução da tela. Ora preenche completamente a tela do IMAX, ora ficava menor. Isso se dá ao fato de que Abrams não filmou o filme inteiro com câmeras IMAX. Mas, isso não tira o realismo e imagem cristalina do longa, que foi incrivelmente masterizado no formato. O diretor não mentia ao dizer que havia criado um excelente filme em 3D. Os efeitos tridimensionais são de grande competência e merecem um grande mérito, mas não conseguem chegar perto do que foi mostrado em Avatar e Resident Evil 4: Recomeço.

Os personagens são todos muito bem explorados, cada um com sua determinação. Nenhum deles foi simplesmente colocado alí para preencher espaço. Cada parte da tripulação tem uma motivação. Houve uma excelente escolha para o elenco. Chris Pine, que antes se mostrava ser apenas um rosto bonito dentre muitos, consegue surpreender. Zoë Saldana está linda e durona, como sempre. Mas, o destaque vai para Benedict Cumberbatch, que revela um vilão extremamente icônico e determinado. A série de alívios cômicos são até interessantes e divertem o público. Mas, poderiam ter sido deixados de lado por alguns momentos.

Com um roteiro muito bem escrito e que conduz bem o enredo, o longa chega a beirar à perfeição, mas peca ao tentar ser apenas uma forma à mais de entretenimento, com uma narrativa por muitas vezes superficial. É isso que o filme tem à proporcionar: momento icônicos, belíssimas cenas de ação, sacrifícios e roteiro interessante. Porém, traz alguma falhas injustificáveis.

A franquia que estava beirando à decadência, se ergueu ao patamar de grandes séries cinematográficas e com Além da Escuridão - Star Trek, Abrams mostra que, com a direção certa, uma franquia pode ser reiniciada para o sucesso.

Prepare seus lencinhos, pois você vai rir e chorar neste novo e incrível trabalho de J.J. Abrams. Não perca este grande filme e, se puder, assista em IMAX 3D. É um dos melhores do ano. Recomendável até pra quem não é fã da franquia.

Oferecimento:

Próxima
« Anterior
Anterior
Próximo »

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS: O Cine 3D é um espaço público e coletivo. Todos os comentários e opiniões são muito bem vindos, mas para que tenhamos um ambiente agradável, precisamos respeitar os princípios básicos da boa convivência. Quaisquer comentários ofensivos, que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP, invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa, ou que não estejam de acordo com os assuntos tratados no site, serão excluídos e o autor dos mesmos estará sujeito a banimento. Caso você veja algum comentário ofensivo, que você acha que precisa ser eliminado, por favor, sinalize-o para os moderadores do site. Desde já agradecemos a sua colaboração! ConversionConversion EmoticonEmoticon