Crítica 2D | Dezesseis Luas

Versão mais autêntica, divertida e interessante de Crepúsculo? Pode ser...

Título: Dezesseis Luas
Lançamento: 1 de março de 2013
Gênero: Romance, Aventura, ação.
Elenco:  Alden Ehrenreich, Alice Englert, Emma Thompson, Viola Davis, Emmy Rossum, J.D. Evermore, Jeremy Irons, Kyle Gallner e Lance E. Nichols. 
Direção: Richard LaGravenese.
Nota: 3/5

Muito se tem comparado o novo lançamento da Paris Filmes, Dezesseis Luas, com o sucesso de bilheterias Crepúsculo. Pode até parecer em alguns sentidos, afinal é adaptado de um livro, tem romance e não deixa os clichês do gênero de lado. A diferença aqui, é que o filme dos bruxos (ou melhor: conjugadores - como é citado no filme) é ainda mais divertido e interessante.

A história do filme é narrada por o Ethan (Alden Ehrenreich), um estudante do terceiro ano do colegial, que não vê a hora de sair da cidade onde cresceu, Cidade de Gatlin, na Carolina do Sul, Estados Unidos. Ele considera Gatlin uma cidade pacata demais, onde nada de interessante acontece, mas se vê preso ao local por ter que cuidar de seu pai, que não deixa o quarto desde que a esposa faleceu em um acidente de carro, um ano antes. Já há alguns meses Ethan é atormentado por sonhos misteriosos, onde vê uma garota desconhecida. Um dia, ele a encontra em sua sala de aula. Trata-se de Lena Duchannes (Alice Englert), uma jovem de 15 anos que está morando com o tio, Macon Ravenwood (Jeremy Irons), descendente da família que fundou Gatlin. O problema é que Macon e seus familiares têm fama de serem satanistas, o que faz com que boa parte da população da cidade se volte contra eles. Não demora muito para que Ethan se interesse por Lena, sem saber que ela e os integrantes de sua família possuem poderes. Eles precisarão lutar pelo amor que sentem um pelo outro, especialmente devido à uma maldição que assombra a união.

Agora vamos esquecer um pouco a saga Crepúsculo e focar mais neste...
É interessante como todos os personagens são muito bem explorados no enredo, o que pode deixar o filme um pouco lento na hora de contar a estória, mas não atrapalha. O longa é cansativo, mas é bom ver que o romance não se torna enfadonho. Vemos, neste, um sentido para amar e um sentido para deixar o amor de lado. Há muitas escolhas que Lena pode fazer: se tornar o mal ou perder quem ela mais ama. Isso é mais interessante do que eu imaginava. As histórias paralelas (podemos dizer assim) ajudam na imersão do conteúdo proposto.

Falando no elenco, se você está procurando jovens bonitos e charmosos, passe longe deste filme. Os personagens vivem em uma cidadezinha um tanto esquecida (sabe aqueles lugares em que todos se conhecem?). Com isso, as características dos personagens principais não passam de comuns. Os atores fazem muito bem seus papéis (destaque para Alden Ehrenreich que mostra todos os lados de Ethan, desde os seus momentos cômicos, até a maneira como lida com o romance). Todo o elenco está brilhante. Cada intepretação em sua minunciosidade que trazem mais realismo à trama. - ainda mais destaque para Jeremy Irons, Viola Davis e a brilhante Emma Thompson.

A qualidade dos efeitos especiais é um pouco baixa. Não pode-se esperar efeitos como os vistos n'Os Vingadores, por exemplo, mas cumprem o que deveriam cumprir: tempestades, trovoadas e ventos convincentes. A trilha sonora é um dos pontos altos do filme. Cada música traz batidas impactantes e cheias de expressão (escolha o cinema com o melhor som possível).

Ainda mais interessante que Crepúsculo, mas sem perder a fórmula trazida por Stephenie Meyer, Dezesseis Luas é um ótimo filme pra família (ou para as adolescentes?) que deseja ver romance, aventura e diversão em um só.

- Por Conrado Dittrich
Próxima
« Anterior
Anterior
Próximo »

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS: O Cine 3D é um espaço público e coletivo. Todos os comentários e opiniões são muito bem vindos, mas para que tenhamos um ambiente agradável, precisamos respeitar os princípios básicos da boa convivência. Quaisquer comentários ofensivos, que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP, invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa, ou que não estejam de acordo com os assuntos tratados no site, serão excluídos e o autor dos mesmos estará sujeito a banimento. Caso você veja algum comentário ofensivo, que você acha que precisa ser eliminado, por favor, sinalize-o para os moderadores do site. Desde já agradecemos a sua colaboração! ConversionConversion EmoticonEmoticon