Semana de Orientação da AIC recebe importantes profissionais do mercado cinematográfico!

Na primeira semana de fevereiro, a escola promove ciclo de palestras gratuitas com cineastas nacionais e internacionais. Leia mais informações sobre o evento:

A Semana de Orientação da Academia Internacional de Cinema - AIC - é um dos eventos mais tradicionais e esperados da escola e já se tornou parte integrante da agenda cultural paulistana. A edição de 2013 acontece de 4 a 7 de fevereiro e terá como convidados as seguintes personalidades:

Thaís Fujinaga, premiada roteirista de curta-metragens, abre o ciclo com a palestra sobre “O conhecimento acadêmico no mercado de trabalho cinematográfico”.

Fernando Severo, com vasta experiência em edição, direção e roteirização de curtas e longas-metragens,
ministrará a palestra “Direção e Roteiro de curtas-metragens no Brasil no século 21”.

Lucia Puenzo, escritora, diretora e roteirista argentina, que ganhou mais de 20 prêmios internacionais, incluindo o Grand Prix, no Festival de Cannes (2007), por seu filme XXY, abordará o tema “Literatura, cinema e a arte audiovisual latino-americana na contemporaneidade”.

Roque González, que trabalha como consultor no INCAA (a Ancine da Argentina) e na Fundación del Nuevo Cine Latinoamericano, encerrará o ciclo de palestras com o tema “O mercado latinoamericano de curtas-metragens: tecnologias, tendências e debates”.

A Semana de Orientação inaugura o calendário de aulas do Filmworks – Curso Técnico em Direção Cinematográfica, um dos mais completos cursos de formação de cineastas do Brasil. Já participaram deste evento nomes internacionais como o cineasta uruguaio Adrian Biniez (Gigante), a argentina Lucrecia Martel (A Menina Santa), além de ilustres brasileiros como Bráulio Mantovani (Tropa de Elite 2), João Moreira Salles (Entreatos), José Wilker, Vicente Amorim (Corações Sujos) e Karim Ainouz (Madame Satã e O Abismo Prateado), entre outros.

Na programação, todos os dias durante a primeira semana de fevereiro, haverá a exibição de um filme, antes das palestras com os diretores/cineastas acima, que são abertas ao público, gratuitamente, mediante confirmação de presença*.

*Para confirmar presença, inscreva-se através do site: http://aicinema.com.br/ ou ligue +55 (11) 3660 7883

PROGRAMAÇÃO

04.02 – Segunda-feira
17h00 – Exibição dos filmes “Professor Godoy”, “Ontem” e “Momento de Transição”, vencedores do
Filmworks Film Festival 2010, 2011 e 2012.


R. Haddock Lobo, 1244 – 6º andar – Cep 01414-002 – São Paulo
Telefone: 55 11 3062 2015
Fax: 55 11 3062 2015 – r. 22
www.cinnamon.com.br

18h00 - Exibição do filme “L” (Curta-metragem), de Thaís Fujinaga
[Digite texto] com Thaís Fujinaga
19h30 – Palestra
Tema: “O conhecimento acadêmico no mercado de trabalho cinematográfico”


05.02 – Terça-feira
17h00 – Exibição do filme “Corpos Celestes”, de Fernando Severo
19h30 – Palestra com Fernando Severo
Tema: “Direção e Roteiro de curtas-metragens no Brasil no século 21”

06.02 – Quarta-feira
17h00 – Exibição do filme “XXY”, de Lucia Puenzo
19h30 – Palestra com Lucia Puenzo
Tema: “Literatura, cinema e a arte audiovisual latino-americana na contemporaneidade”

07.02 – Quinta-feira
17h00 – Exibição dos filmes “Professor Godoy”, “Hattari” e “O Homem na Neblina”
17h30 – Bate-papo com os diretores e ex-alunos Gui Ashcar e André Neves
Tema: “Vida e carreira no cinema e audiovisual”
19h30 – Palestra com Roque González
Tema: “O mercado latinoamericano de curtas-metragens: tecnologias, tendências e debates”

Onde
ACADEMIA INTERNACIONAL DE CINEMA
Rua Dr. Gabriel dos Santos, 142, Santa Cecília, São Paulo, SP
Tel. 11 3826-7883 - Próximo ao metrô Marechal Deodoro
www.aicinema.com.br


Biografias dos Palestrantes

Thaís Fujinaga é formada em Audiovisual pela Universidade de São Paulo, seus roteiros de curta-metragem foram contemplados em edições do Programa de Co-produção da Secretaria de Cultura de São Paulo e do Edital de Seleção realizado pelo Ministério da Cultura. Seu último curta finalizado, “L”, ganhou mais de 30 prêmios e menções em festivais, incluindo o Festival de Berlim, Festival de Mar del Plata e Festival de Havana. Thaís é professora do curso de roteiro da AIC.

Fernando Severo já trabalhou em diversos trabalhos audiovisuais, sendo montador de três longas-metragens, O Sal da Terra (2008), Mistérios (2008) e Curitiba Zero-Grau (2010). É roteirista e diretor do curta Paisagens de Meninos (2003), para o qual ganhou dois Kikitos de Ouro no Festival de Gramado (Melhor Filme e Melhor Roteiro) e do longa Corpos Celestes, lançado comercialmente em 2011, com Dalton Vigh e Camila Holanda, que ainda percorre festivais nacionais e internacionais.

Lucia Puenzo, escritora, diretora e roteirista argentina. Seu filme XXY de 2007 ganhou mais de 20 prêmios internacionais, incluindo o Grand Prix, no Festival de Cannes (2007), um BAFTA e um prêmio Ariel de Melhor Filme Estrangeiro, e prêmios para melhor filme e melhor diretor no festival de Edimburgo, Bnagkok, Atenas e Montreal, entre outros. Escreveu os romances El niño pez" (2004), "Nueve minutos" (2005), "La maldición de Jacinta Pichimahuida" (2007), "La Furia de la langosta (2009), publicados na Argentina, Espanha, França, Alemanha , Itália, Estados Unidos e Brasil. Em 2010, a revista britânica Granta y Granta selecionou Lucia como um(a) dos (as) 22 melhores escritores (as) em espanhol. Lucia é filha de filha do cineasta Luis Puenzo.

R. Haddock Lobo, 1244 – 6º andar – Cep 01414-002 – São Paulo
Telefone: 55 11 3062 2015
Fax: 55 11 3062 2015 – r. 22
www.cinnamon.com.br

André Neves é formado em Direção Cinematográfica na Academia Internacional de Cinema. Trabalhou na Cine Cinematográfica, no SBT e freelou em diversas produtoras até abrir a Locomotiva Filmes ao lado de Eduardo Sertório também formado na Academia Internacional de Cinema.

Gui Ashcar é formado em Publicidade e Propaganda pela ESPM – e direção cinematográfica pela Academia Internacional de Cinema. Em 2010 estudou roteiro na New York University. Seu último curta-metragem “Professor Godoy” já foi exibido em mais de 40 festivais em 15 países, recebendo 9 prêmios.

Roque González trabalha como consultor no INCAA (a Ancine da Argentina) e na Fundación del Nuevo Cine Latinoamericano. É autor do livro “Cinema Latinoamericano e suas novas tecnologias auviovisuais”. Ele também é doutor em Comunicação pela Universidad Nacional de la Plata, foi bolsista na Universidade do Texas e na Universidade de Calgary (Canadá). Constituiu o Observatório del Cine y el Audiovisual Latinoamericano e o Observatorio del Mercosur Audiovisual dentro do INCAA. É a referência latino-americana para o Observatório Europeu de Audiovisual (parte integral do Festival de Cannes).

SOBRE A AIC - A Academia Internacional de Cinema é hoje uma das mais conceituadas escolas de cinema do país, reconhecida pelo mercado por sua excelência demonstrada em mais de 1500 filmes produzidos por seus alunos, em seus sete anos de atividades. Com programas diferenciados e inovadores, unimos sólida base teórica à intensa atividade prática para formar profissionais criativos e preparados para atuar em todos os campos e níveis da produção. Nosso corpo docente é formado por professores experientes e cineastas com trajetórias de destaque no mercado nacional e internacional.

Além de uma grade composta por mais por 30 cursos livres, que cobrem todo o processo de produção audiovisual, da idéia à distribuição de filmes, desenvolvemos na AIC um curso de formação profissional que não encontra paralelo no Brasil, o Filmworks – curso técnico em Direção Cinematográfica, reconhecido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, e cujo diploma possibilita a aquisição do registro profissional DRT.

Estabelecemos parcerias com importantes empresas e instituições da área audiovisual, proporcionando oportunidades e visibilidade aos trabalhos dos nossos alunos através de oportunidades de treinamento em algumas das maiores produtoras do país, mostras, festivais, canais de distribuição e participação ativa na comunidade nacional e internacional de cinema.

Todos os anos, a AIC realiza diversas exibições e palestras abertas ao público, bem como aulas especiais com reconhecidos cineastas nacionais e internacionais, dando continuidade a uma série de discussões sobre o cinema contemporâneo, sobre o fazer cinema.

SOBRE O FILMWORKS - Curso de formação em cinema que tem como objetivo preparar profissionais para o mercado audiovisual, capazes de atuarem como Diretores Cinematográficos. A produção é intensa e constante e os alunos produzem filmes com tecnologia digital e em película. O método é estruturado em ciclos de produção, com teoria aplicada e ênfase na prática. Ao longo dos quatro módulos do curso, os alunos estudam e experimentam todas as etapas de produção de filmes: roteiro, produção, direção, fotografia, direção de arte, edição e mixagem. Cada aluno participa da realização de pelo menos 10 filmes. As aulas são ministradas por professores experientes e cineastas atuantes no mercado nacional e internacional. Ao concluir o curso, o aluno recebe o diploma de Técnico em Direção Cinematográfica, válido em todo o Brasil, com o qual poderá requerer o registro profissional na Delegacia Regional do Trabalho (DRT).


MAIS INFORMAÇÕES:

R. Haddock Lobo, 1244 – 6º andar – Cep 01414-002 – São Paulo
Telefone: 55 11 3062 2015
Fax: 55 11 3062 2015 – r. 22
www.cinnamon.com.br

Cinnamon Comunicação
(adrianamiranda@cinnamon.com.br)
Adriana Miranda
(11) 3062-2015 – ramal 25

R. Haddock Lobo, 1244 – 6º andar – Cep 01414-002 – São Paulo
Telefone: 55 11 3062 2015
Fax: 55 11 3062 2015 – r. 22
www.cinnamon.com.br

Próxima
« Anterior
Anterior
Próximo »

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS: O Cine 3D é um espaço público e coletivo. Todos os comentários e opiniões são muito bem vindos, mas para que tenhamos um ambiente agradável, precisamos respeitar os princípios básicos da boa convivência. Quaisquer comentários ofensivos, que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP, invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa, ou que não estejam de acordo com os assuntos tratados no site, serão excluídos e o autor dos mesmos estará sujeito a banimento. Caso você veja algum comentário ofensivo, que você acha que precisa ser eliminado, por favor, sinalize-o para os moderadores do site. Desde já agradecemos a sua colaboração! ConversionConversion EmoticonEmoticon