"Brasil Animado", primeiro 3D nacional, mistura animação e paisagens reais do país

Finalmente o cinema brasileiro entra na era do 3D com "Brasil Animado", que estreia em circuito nacional. Combinando animação com cenas de paisagens brasileiras, o longa faz um passeio pelo país seguindo as figuras do empresário Stress e do cineasta Relax, dois cachorros que procuram o Grande Jequitibá Rosa - uma raridade, a árvore mais velha do Brasil.

http://www.bichoanimado.com/wp-content/uploads/2011/01/personagens-do-filme-brasil-animado.jpg

Dirigido por Mariana Caltabiano - que assina o roteiro com Eduardo Jardim, também dá voz a diversos personagens do longa -, o filme é uma viagem por um país repleto de cartões postais. Stress e Relax visitam desde os mais famosos - como o Cristo Redentor e Foz do Iguaçu - passando por aqueles não tão badalados assim, como Brasília e mesmo São Paulo - cidades cuja maior parte da beleza está em sua arquitetura.
Em cada lugar, os dois personagens interagem com a natureza, tanto paisagens quanto outros animais. E Mariana, com sua câmera, abre espaço para espontaneidade, captando flagrantes da vida nativa ou de turistas. São detalhes que enriquecem "Brasil Animado".

Esse é um filme abertamente voltado para o público infantil, repleto de personagens e animais fofinhos, e um colorido vibrante - boa parte disso, cortesia da fauna e da flora nacional. Os cantores Ed Motta e Simoninha participam da trilha sonora, que é bem marcante, combinando diversos ritmos brasileiros.
O 3D não é do tipo agressivo, que dá a impressão de "jogar" coisas na cara do público. A ilusão do efeito está mais na profundidade de campo e na textura que a diretora dá aos cenários e personagens. Por exemplo, um movimento de capoeira que "sai para fora" da tela, ou um animal cujo corpo rompe a moldura da imagem.
Mesmo não caindo em didatismo excessivo, "Brasil Animado" é um filme bem explicadinho - ou seja, quer se comunicar com seu público, passar informações, e faz isso sempre com um humor bem delicado.
(Por Alysson Oliveira, do Cineweb)

Próxima
« Anterior
Mais Antigo

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS: O Cine 3D é um espaço público e coletivo. Todos os comentários e opiniões são muito bem vindos, mas para que tenhamos um ambiente agradável, precisamos respeitar os princípios básicos da boa convivência. Quaisquer comentários ofensivos, que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP, invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa, ou que não estejam de acordo com os assuntos tratados no site, serão excluídos e o autor dos mesmos estará sujeito a banimento. Caso você veja algum comentário ofensivo, que você acha que precisa ser eliminado, por favor, sinalize-o para os moderadores do site. Desde já agradecemos a sua colaboração! ConversionConversion EmoticonEmoticon